Axis Hotéis & Golfe=s1900
A carregar...
1. Selecionar Hotel
2. Selecionar datas
3. Selecionar Ocupação
altText
altText
Portugal
Todos os destinos
  • Todos os hotéis
  • None
    Axis Basic Braga
  • None
    Casa de Anquião
  • None
    Axis Ofir
  • None
    Axis Ponte de Lima
  • None
    Axis Porto
  • None
    Axis Vermar
  • None
    Axis Porto Club
  • None
    Axis Viana
2/0/0
Alojamento 1
Alojamento 2
Alojamento 3
Reservar

Edifício Axis Porto Club

O início da história remonta a 1933, quando o clube alugou ao proprietário César Augusto Bordallo o piso do primeiro andar para ali instalar os serviços de sede e secretaria. As obras de ajustamento do espaço estiveram a cargo de Eduardo Coutinho, arquiteto e antigo sócio do FC Porto.

A sede do FC Porto foi inaugurada em março de 1933, mês em que se realizou igualmente a primeira reunião da Direção presidida por Sebastião Ferreira Mendes naquele espaço, equipado com sala de espera, sala de secretaria/balcão de atendimento, sala de leitura, salão de bilhar, bar, sala da Direção, sala dos chefes de secção, sala de troféus e um ginásio servido por bengaleiro, vestiário e chuveiro.

Entre as décadas de 1930 e 1970, era frequente as equipas vencedoras ou atletas vencedores serem homenageados na sede localizada na Praça General Humberto Delgado (que se designou anteriormente como Praça Sidónio Pais e Praça do Município). Em 1935, por exemplo, os vencedores da primeira edição do campeonato nacional de futebol em formato de Liga foram alvo de uma receção com ‘Porto de Honra’ no espaço.

A varanda da sede do FC Porto foi o palco de consagração de diversos campeões e vencedores, o destino de autênticas romarias azuis e brancas. A Taça Arsenal foi entregue ao clube neste local, em outubro de 1949. O troféu resultou de uma subscrição pública para homenagear os vencedores do célebre jogo contra o Arsenal, disputado no ano anterior, a 6 de maio de 1948, no Campo do Lima.

As conquistas da Taça de Portugal em 1956 e 1958 também foram festejadas à frente da sede do clube, após vitórias frente a Torreense (2-0) e Benfica (1-0), respetivamente. Pedroto e Virgílio eram os capitães dessas duas equipas do FC Porto mas a grande figura das finais foi Hernâni, autor dos golos que garantiram os triunfos no Estádio do Jamor. Em maio de 1966, as ruas do centro do Porto voltaram a encher-se de adeptos, entre a Estação de São Bento e a sede, para saudar os juniores do clube, vencedores do Torneio de Limoges (França), a primeira grande conquista internacional do clube nos escalões de formação de futebol.

Outro momento de enorme celebração portista remonta a 5 de maio de 1972, já após a abertura da Sala-Museu do FC Porto (1967). Uma vitória frente ao Luanda e Benfica por 93-63 permitiu à equipa de basquetebol sagrar-se campeã nacional pela primeira vez desde 1953. A festa começou no Pavilhão Infante de Sagres, palco do jogo e continuou junto à sede do clube, pela noite dentro. Uma das grandes figuras dessa equipa era Dave “Flash” Dover, para muitos o melhor basquetebolista de sempre a jogar em Portugal, que faleceu na passada semana.

Os serviços administrativos do FC Porto foram transferidos para o Estádio das Antas em 1982, ano em que o edifício na Avenida dos Aliados deixou de ser oficialmente a sede do clube. Porém, a atividade no espaço manteve-se. Em 1990, foi inaugurada a nova Sala de Bilhar do clube, considerada uma das melhores da Europa. Naquele espaço, o FC Porto organizou a Taça da Europa de bilhar em 1994 e 1998, assim como a Taça da Europa de Clubes em 2011 (foto), antes da mudança final da Secção para a Academia de Bilhar do Estádio do Dragão, em 2014.
Obrigado por subscrever a nossa newsletter