Axis Hotéis & Golfe=s1900
A carregar...
1. Selecionar Hotel
2. Selecionar datas
3. Selecionar Ocupação
altText
altText
Portugal
Todos os destinos
  • Todos os hotéis
  • None
    Axis Basic Braga
  • None
    Casa de Anquião
  • None
    Axis Ofir
  • None
    Axis Ponte de Lima
  • None
    Axis Porto
  • None
    Axis Vermar
  • Axis Hotéis & Golfe
    Axis Porto Club
  • Axis Hotéis & Golfe
    Axis Viana
2/0/0
Alojamento 1
Alojamento 2
Alojamento 3
Reservar

Curiosidades Axis Porto Club

Ao visitar o Axis Porto Club, encontrará um pouco espalhado por todo o Hotel, painéis esculpidos em gesso alusivos à história não só do Futebol Clube do Porto mas também à cidade.

Ester Monteiro, Escultora, Artista e Portuense, Licenciada em Escultura pela Faculdade de Belas Artes do Porto (FBAUP) em 2015, desenvolve a sua investigação em volta das questões da Representação, da Forma e do Corpo. O tema do Retrato ganha destaque, estando intimamente ligado ao início do seu percurso autoral. Entre a Escultura, o Desenho e a Instalação, expõe com regularidade desde 2013 o seu trabalho, com especial foco nas práticas da Modelação.

O projeto de obras para o Hotel Axis Porto Club foi elaborado com o objetivo de retratar a história da relação entre o Clube e a cidade que lhe dá o seu nome, o Porto. Assim, as obras expostas no hotel são o resultado da articulação desta relação e história.

Na escadaria que percorre todo o hotel, podemos encontrar referências a essa relação, como é o caso do excerto do poema “Aleluia” do poeta portuense Pedro Homem de Melo, dedicado ao Clube no final da década de 60. A última quadra do poema divide-se entre o primeiro e o último andar.

O brasão da cidade do Porto, que ocupa o 3º piso das escadas, relembra-nos as lutas do Cerco do Porto e a história da Cidade pelos símbolos do brasão, onde mais tarde, é integrado no emblema do Clube a coroa e o Dragão da Invicta.

Ainda na escadaria, encontramos o mapa da cidade com miniaturas de alguns dos pontos de referência do clube em destaque, e o díptico referente à conquista de Viena no ano de 1987.

Esta última peça e à semelhança das restantes peças do hotel, receção e corredores, são placas modeladas em baixo relevo alusivas às celebrações e conquistas do Futebol Clube do Porto.

As placas dos corredores estão organizadas em sequências de quatro, que aquando juntas compõem a imagem inicial (por exemplo: cada andar tem uma fotografia do momento associado, que se divide nas quatro placas ao longo do corredor desse andar).

As duas placas na receção, ilustram os extremos da fotografia que captou o momento do golo de Madjer, em 1987, Viena.

As obras do projeto foram realizadas em gesso, diretamente trabalhadas pelas técnicas de modelação em alto e baixo relevo. O branco do gesso revela assim a subtileza das formas que se desenham pelas linhas, numa abordagem clássica à temática abordada. As obras são acompanhadas de um QR code que remete para a legenda e curiosidades do momento fotográfico retratado.
Obrigado por subscrever a nossa newsletter